PUBLICIDADE

Extinção da Agecopa é descartada pelo governo do Estado

PUBLICIDADE

A possibilidade de se extinguir a presidência da Agência Estadual de Projetos da Copa do Mundo 2014 – Pantanal (Agecopa), já é vista como impossível de acontecer segundo recomendações da Procuradoria Geral do Estado (PGE). No modelo em que a mesma foi concebida e pela própria regra geral do Poder Público, exige-se que os órgãos e instituições tenham comando central, uma presidência, mesmo que as decisões sejam colegiadas.

"A Agecopa foi concebida com base em agências de regulamentação, sendo que para isto se seguiu legislações que se forem alteradas podem comprometer o cronograma e as ações da instituição", disse o governador admitindo que a entidade deverá ter um presidente, mas vinculado ao seu gabinete.

Silval Barbosa admitiu inclusive que Yenes Magalhães, diretor de planejamento e presidente interino, desde a saída de Adilton Sachetti poderá ser o escolhido para permanecer a frente do órgão.

O chefe do Executivo tem demonstrado apreensão com o excesso de burocracia nas ações da Agecopa e estaria cobrando mais efetividade do órgão, mas somente no final deste ano é que todos os processos que se transformarão em obras além do Estádio começam a andar, ou seja, as obras para Cuiabá e Várzea Grande, começam a sair do papel a partir de agora após passadas as proibições do período eleitoral.

Meio ambiente – Cuiabá é a primeira Capital em instalar a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Mato Grosso (CTMAS/MT). Criada no âmbito da Agecopa, a Câmara regional terá a finalidade de discutir, avaliar, propor e deliberar sobre temas relacionados à sustentabilidade ambiental dentro dos projetos prioritários que serão executados para a Copa 2014.

Dentro do modelo montado pelo Comitê de Responsabilidade do governo federal para acompanhar os preparativos da Copa, foram criadas nove Câmaras Temáticas para definição do Plano Estratégico do governo brasileiro para 2014. As câmaras estão divididas em Infraestrutura, Estádios, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Turístico, Promoção Comercial e Tecnológica, Cultura e Transparência (Com Assessoria).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE