PUBLICIDADE

Estado passará a contar com eleição biométrica em 2012

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos, deu início hoje, em Campo Verde, à solenidade de abertura da primeira Revisão de Eleitores de Mato Grosso realizada por meio da coleta biométrica de dados. A revisão deve atingir mais de 24 mil eleitores do município e prossegue até o dia 8 de dezembro, das 9 às 18 horas, de segunda a sábado, no ginásio Joubert Romancini.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-MT agradeceu o empenho do prefeito Dimorvan Alencar, de todos os servidores do município e da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, na importante missão de realizar a revisão biométrica. “Não se pode negar a importância deste trabalho para aumentar ainda mais a segurança e agilidade do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral é um modelo para a sociedade e para a coletividade”, disse o desembargador.

A revisão biométrica é obrigatória para os eleitores domiciliados em Campo Verde. Quem não comparecer para realizar a operação poderá ter seu título de eleitor cancelado. Já em 2012, os cidadãos de Campo Verde irão escolher o próximo prefeito e os vereadores por meio da urna biométrica, que só recebe o voto do eleitor que tiver as impressões digitais cadastradas no equipamento.

Atendimento
O TRE-MT está preparado para atender uma média de 1 mil eleitores por dia no ginásio Joubert Romancini, em Campo Verde. O atendimento será entre os dias 9 de novembro e 8 de dezembro, das 9 às 18 horas, de segunda a sábado. Por exigência do TSE, o eleitor deve levar os documentos pessoais e um comprovante de residência (qualquer comprovante, seja de conta de luz, água ou telefone emitido entre agosto de 2009 e agosto de 2010). No ato da revisão biométrica, o eleitor já receberá seu novo título, que será igual ao anterior (sem foto).

No Brasil
Mais de 1 milhão de eleitores brasileiros votaram em urnas com leitor biométrico, nas Eleições Gerais de 2010. A votação em urna biométrica já acontece em 60 municípios, espalhados por 23 estados brasileiros.

O Tribunal Superior Eleitoral espera que, até 2018, todos os municípios brasileiros realizem eleições por meio da urna biométrica. O objetivo é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor. A nova tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE