O horário de atendimento aos moradores, na prefeitura e secretrias, passa a ser das 7:00 às 13h, a partir da próxima 4ª feira. Esta e outras medidas foram anunciadas hoje considerando necessidade de conter determinadas despesas e encerrar o exercício fiscal, financeiro e administrativo em dia. “Tudo está sendo feito para fechar o ano com as contas públicas ajustadas, pois há uma previsão de queda da arrecadação, decorrente da redução de valores das transferências constitucionais e de convênios”, observa a secretária de Economia e Planejamento, Maria Aparecida de Moraes Sfredo.
A maior parte das medidas é de ajustamento interno, como redução de gastos com telefonia, energia elétrica e combustível, uso de veículos, horas-extras, entre outros. A expectativa, segundo a secretária, é que o conjunto de medidas não cause transtornos nem para a Administração Municipal e nem para a população. “A Administração Municipal está empenhada no sentido de que a população não seja prejudicada, uma vez que os serviços essenciais serão mantidos”, reitera a secretária. O Decreto tem vigência no período de 1º de novembro a 31 de dezembro, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
A secretária de Administração, Carmem Giachini, lembra que em vários municípios da região, prefeituras praticam esse horário, por o considerarem mais econômico e mais prático, inclusive para a população, na medida em que o contribuinte que trabalha – horário comercial – poderá aproveitar o intervalo para resolver questões junto ao Poder Público Municipal. “Ao tomarmos essa decisão o fizemos, considerando às várias possibilidades e analisando a medida que menos impactasse no que diz respeito ao atendimento público”, explica. Carmem acrescenta ainda que toda a excepcionalidade será avaliada pelo prefeito, a quem caberá a decisão final sobre qualquer ação diferente daquilo que o Decreto orienta.
(Atualizada às 13:42h)