O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) defendeu a reestruturação das Secretarias do Estado, assim como o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) projetou durante a campanha eleitoral. O petista propôs ainda a criação da Secretaria de Estado da Micro e Pequena Empresa. A manifestação foi realizada em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, esta semana.
Brunetto comentou que durante o período da campanha foram realizadas reuniões junto aos empresários, nos quais se constatou que as milhares de pequenas empresas existentes atualmente em Mato Grosso representam 70% ou mais das empresas geradoras de empregos no Estado. Ou seja, 70% da mão-de-obra, mesmo que isso signifique uma resposta tributária muito pequena.
Segundo o parlamentar, além da reestruturação das secretarias será necessária também uma política diferenciada de tratamento para a micro e pequena empresa, a qual não poderá ser a mesma praticada junto às grandes empresas. Brunetto entende que é preciso uma política de incentivos, de financiamento, de fomento, para que essas empresas continuem a gerar mais empregos.