PUBLICIDADE

Prefeito de Cuiabá deve devolver R$ 47 mil, decide TCE

PUBLICIDADE

O prefeito Chico Galindo foi condenado a devolver com recursos próprios aos cofres do Município o total de 1.435,72 Unidades Padrão Fiscal (UPF), equivalentes a R$ 47,3 mil. A restituição foi determinada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso na sessão plenária de hoje, durante julgamento das contas anuais de 2009 da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento e Gestão de Cuiabá, da qual era titular antes de assumir como prefeito. As contas foram julgadas regulares com recomendações, determinações, restituição e multa.

O TCE julgou ilegal e antieconômico os juros e multas pagos pelo então secretário por atraso no recolhimento de contribuições previdenciárias e pagamento de contas de energia elétrica. O relator do processo foi o conselheiro Humberto Bosaipo, que nesse quesito acolheu voto-vista do conselheiro José Carlos Novelli.

Inicialmente, Bosaipo tinha proposto abertura de tomada de contas especial para apurar responsabilidade pelo atraso, já que na defesa o gestor alegou que a Seplan não tinha recebido repasses da Secretaria de Finanças para quitar os débitos em tempo. Porém, prevaleceu a posição do conselheiro Novelli.

Pela decisão, a Prefeitura de Cuiabá também terá que planejar e executar o pagamento de restos a pagar dos exercícios anteriores até 31 de dezembro de 2012, assim como regularizar as pendências relativas a recolhimentos previdenciários observados no processo. Francisco Galindo foi ainda multado em 100 UPF por outras irregularidades apontados no processo de contas anuais da Seplan.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE