A senadora e segunda vice-presidente, Serys Slhessarenko (PT), vai presidir as sessões do Senado Federal até o final do segundo turno das eleições, marcado para acontecer no dia 31 de outubro. O presidente José Sarney (PMDB-AP), está licença por problemas de saúde, e o primeiro vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), concorre ao governo de Goiás no segundo turno.
De acordo com informações da assessoria de imprensa de Serys, as votações em plenário devem ser retomadas no dia 20, quando a maioria dos parlamentares retornarão ao Senado, mas pondera que muitos parlamentares estão em campanha em seus estados. Todavia, ela afirmou que os 300 itens que esperam por votação no Senado não tem regime de urgência. O calendário oficial de votações na Câmara e no Senado deverá ser normalizado a partir do dia 3 de novembro.
Alguns dos projetos na pauta de votação, neste período, são a destinação de recursos para alguns estados, a PEC que exige o diploma de jornalista para exercer a profissão, a que inclui a Caatinga entre os ecossistemas do patrimônio nacional; a que permite a deputados e senadores exercer o cargo de professor em instituições públicas de ensino superior, entre outras.