A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso fez um trabalho conjunto com o serviço de inteligência da Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral, juízes das 60 zonas eleitorais do Estado e Ouvidoria Eleitoral e acaba de concluir o mapeamento da situação dos candidatos, domingo, em cada município matogrossense. Trata-se de um trabalho inédito no Estado, desenvolvido ao longo dos últimos meses, que usou dos mais variados dados estatísticos para detalhar a situação de cada candidato, identificando inclusive aqueles que detém o maior índice de denúncias, as espécies de condutas irregulares praticadas por eles e as bases eleitorais de cada um dos municípios ou regiões onde costumam obter mais votos. A lista das cidades e dos candidatos “alvos” da Polícia Federal Não foram divulgados.
Com base nessa radiografia, foram definidas ações estratégicas para o efetivo combate à corrupção eleitoral e aos crimes eleitorais em geral, com a adoção de inúmeras medidas efetivas até o dia das eleições. Algumas destas ações já foram desencadeadas pela Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral.
A PF, PM e Polícia Civil vão reforçar a segurança durante os locais de votação e serão mais de 4 mil. Já foram definidas, nas cidades, os locais para onde serão levados cabos eleitorais que forem presos.