Definida a data para eleger os candidatos a procurador geral do Ministério Público de Mato Grosso e vão estar na lista tríplice. Os promotores e procuradores podem se “candidatar” até o dia 5 de outubro. A eleição é dia 3 de dezembro. Podem concorrer os procuradores de Justiça e promotores maiores de 35 anos de idade e com, no mínimo, 10 anos de efetivo exercício no Ministério Público do Estado. O procurador geral Marcelo Ferra poderá ser candidato à reeleição. Ele ainda não confirmou se pretende disputar, mas a lei orgânica do MP permite uma reeleição.
Os promotores e procuradores vão votar em 3 colegas. Os mais votados vão para a lista tríplice e o governador do Estado vai nomear o próximo chefe do Ministério Público. Normalmente, o mais votado acaba sendo o escolhido. O mandato é de dois anos.
O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pelo procurador de Justiça José Basílio Gonçalves, com a participação das promotoras de Justiça Rosana Marra e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, informa a assessoria.