O governador do Estado Silval Barbosa reiterou a capacidade do Estado de assumir o processo licitatório do projeto de reforma do Aeroporto Marechal Rondon e assim reduzir o prazo apresentado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de março de 2013 para dezembro de 2012. A proposta de parceria foi apresentada pelo governo estadual, que até o momento não obteve um posicionamento da Infraero.
De acordo com Barbosa, caso o Estado assuma a licitação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deverá ser acionada para que formule o melhor meio para iniciar o processo licitatório. "Temos condições de realizar este trabalho mais rapidamente porque sofremos menos restrições e imposições do Tribunal de Contas da União".
A Infraero se prontificou a dar uma resposta até o último dia 15, mas até agora não manifestou se passará esta primeira fase para a responsabilidade do Estado ou se irá apresentar um novo cronograma, se comprometendo em concluir até dezembro de 2012.
O diretor Interinstitucional da Agência Estadual para Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), Agripino Bonilha, diz que a preocupação da agência é com relação à Copa das Confederações, a ser realizada em 2013. "Estamos trabalhando com os prazos focados em 2012. Não vamos permitir que devido ao aeroporto não recebamos o evento".