Após a polêmica envolvendo Executivo e Legislativo sobre a pavimentação de Boa Esperança, os vereadores se reuniram nesta quinta-feira com membros do Comitê Pró-asfaltamento do distrito. Os moradores querem ampliar a obra de 24.000 m², aprovados com recurso federal, para 52.000 m². O objetivo é beneficiar toda a população do distrito, já que há respaldo de 80% dos moradores para adesão ao asfaltamento comunitário.
O Executivo está sugerindo algumas mudanças na lei e um novo impasse se formou em relação à redação dos projetos para alteração. De acordo com o líder de governo, vereador Vanzella (DEM), a demora na aprovação dos projetos poderá prejudicar o distrito. "A comunidade se coloca a disposição para ampliar o leque e atender toda a comunidade, mas para isso é necessário maximizar os recursos. Existe um empasse de redação que precisa ser sanado para agilizar o processo, já que o período das chuvas está chegando. A pauta trancada pode acabar prejudicando aquela comunidade", defendeu.
De acordo com o presidente Chagas Abrantes (PR) a lei municipal 1318/2004, que dispõe sobre plano comunitário para execução de obras de infra-estrutura urbana no município, já ampara o distrito na realização da obra de pavimentação. "As mudanças na lei que o Executivo está sugerindo são para garantir o pagamento ao empreiteiro, ou seja, se o contribuinte não pagar, a prefeitura paga e executa o contribuinte, mas isso já está previsto no art. 19, que diz que a prefeitura pode pagar até 50%. Como temos lá no distrito a adesão de 80%, não há necessidade de mudar a lei. Mesmo assim, nos comprometemos a analisar a proposta de alteração, desde que seja uma lei só para o distrito de Boa Esperança", explicou.
Os vereadores se comprometeram a analisar a proposta, mas o presidente garantiu aos moradores que a propositura será aprovada ainda na segunda-feira (20) se o Executivo encaminhar o projeto do IFMT, motivo pelo qual a pauta da Câmara continua obstruída. "Essa é uma bandeira da Casa e não vamos abrir mão dela. O Distrito de Boa Esperança também será beneficiado com essa escola técnica".