Já se as eleições em Lucas do Rio Verde, para as vagas de senador da República (neste ano serão eleitos dois senadores por Estado) fossem hoje, Blairo Maggi (PR) conquistaria a primeira vaga com 68% dos votos. Como cada eleitor tem direito a dois votos em candidatos diferentes as preferências pelo ex-governador foram de 61% no primeiro voto e 7% no segundo voto, conforme o Instituto Gazeta Dados que ouviu 300 eleitores no município, conhecido nacionalmente pelo desempenho na economia sustentada pelo agronegócio.
Logo atrás de Maggi, vem o petista Carlos Abicalil com 31% das intenções totais de voto, sendo 9% no primeiro voto e 22% no segundo e Antero Paes de Barros (PSDB) com 18% totais, com 3% no primeiro voto e 15% no segundo. O ex-procurador da República e candidato ao Senado pelo PDT, Pedro Taques aparece com apenas 8%. Ele é o principal candidato da chapa Mauro Mendes (PSB) governador e Otaviano Pivetta (PDT) vice. O pedetista tem em Lucas o principal reduto eleitoral. Já o democrata, Jorge Yanai ,que tem sua base de atuação política em Sinop, aparece com 6% dos votos.
O procurador Mauro (PSOL) e Naildo da Silva Lopes (PV) aparecem com 3% das intenções de votos somados. Para os valores totais não há especificações quanto a indecisos ou ninguém, branco ou nulo. Já quando repartidos por votos, ou seja, no 1º voto ou no 2º, os números de indecisos são 11% no primeiro voto e 28% no segundo. Já para ninguém, branco ou nulo, aparecem 8% no primeiro voto e 16% no segundo.
Rejeição
Naildo Lopes (PV) aparece com 12% de rejeição entre os entrevistados e logo em seguida Pedro Taques (PDT) e Jorge Yanai (DEM), ambos com 4% cada um. Blairo Maggi (PR), Antero Paes de Barros (PSDB) e o Procurador Mauro (PSOL), tem 3% de rejeição e o petista Carlos Abicalil 2%. Neste quesito surgem como indecisos 46% dos entrevistados e 23% para ninguém, branco ou nulo.
O mandato de senador é de oito anos. Em 2006 foi eleito Jaime Campos (DEM) que conclui seu mandato apenas em 2015. Neste ano estão encerrado os mandatos de Serys Marly, candidata a deputada federal e de Jonas Pinheiro falecido em 2007 e que tem sua vaga atualmente ocupada por Jorge Yanai (DEM). Os eleitos em 2010, serão empossados em 2011 e terminam mandatos em 2019.