Se as eleições fossem hoje, e o universo eleitoral, o município de Lucas do Rio Verde, o governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB) seria reconduzido ao governo do Estado para mais um mandato de 4 anos com 42% das intenções de votos. É o que aponta pesquisa do Gazeta Dados que entrevistou 300 eleitores entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro.
Depois de Silval, aparece com a metade das intenções de votos Mauro Mendes (PSB) com 21% e Wilson Santos (PSDB) com 12%. Nesta amostragem estimulada, quando são oferecidos uma lista aos eleitores entrevistados com os nomes dos candidatos. Indecisos em Lucas somaram 18% e aqueles que declararam votar branco ou nulo somaram 7%.
O quadro não se altera muito quando a pesquisa através do voto espontâneo, onde os eleitores entrevistados indicam seus candidatos sem receber uma lista com os nomes. Neste caso Silval aparece com 26%, seguido por Mauro com 15% e Wilson com 7%. Os indecisos somaram 46% e nenhum, branco e nulo 6%.
Um dos pólos econômicos mais importantes do Médio Norte, Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, é o principal reduto eleitoral de Otaviano Pivetta, candidato a vice na chapa encabeçada pelo empresário Mauro Mendes (PSB). Pivetta é ex-prefeito, atual presidente do PDT e deputado estadual. Chegou a ser aliado de Blairo Maggi (PR) do qual foi secretário de Desenvolvimento Rural no primeiro mandato.
No intuito de bem informar o leitor e o eleitor, a pesquisa avaliou ainda as convicções de voto onde 57% disseram não mudar; 20% talvez possam mudar de opção e 23% se disseram indecisos. Para aqueles que responderam que podem mudar de candidato, Wilson Santos (PSDB) obteve 10%, Silval Barbosa (PMDB) 18% e Mauro Mendes 30%. Aqui os indecisos também são muitos atingindo 40% e nenhum, branco ou nulo foram apenas 2%.
Quando indagados sobre quem vai ganhar as eleições, Silval alcança 45% dos votos, Mauro Mendes fica com 19% e Wilson Santos com 7%. Neste quesito aparece o quarto candidato ao governo do Estado, Marco Magno (PSOL) com 2% e os indecisos ficaram em 20% e nenhum, branco ou nulo, 7%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, que acontece se nenhum candidato atingir 50% mais 1 voto entre os válidos, Silval Barbosa atinge 50% contra 18% de Wilson Santos. Se a disputa for entre Silval e Mauro, o peemedebista aparece com 45% e o socialista com 24%. Num eventual segundo turno entre Mauro Mendes (PSB) Wilson Santos (PSDB), o primeiro aparece com 35% e o segundo com 18%.
Rejeição
Marcos Magno (PSOL) surge como o mais rejeitado com 19%, seguido por Wilson Santos (PSDB) com 14% e Mauro Mendes (PSB) com 8%. O governador e favorito nas pesquisas, Silval Barbosa, é quem tem a menor rejeição com 6%.
Presidente
Na disputa pela sucessão do presidente da República, Dilma Rousseff, repete em Lucas do Rio Verde, município essencialmente agrícola e que em 2006 não votou em Lula da Silva, a situação do resto do país. A petista lidera com ampla margem de favoritismo atingindo 53% e seguida por José Serra (PSDB) com 33% e Marina Silva (PV) com 4%. Nesta simulação, o número de indecisos atinge apenas 8% e nenhum, branco e nulo somam 2%.
Perfil da Pesquisa
Técnica – Survey com aplicação de questionários;
Data – 31 de agosto a 02 de setembro;
Amostragem – 300 entrevistas
Margem de Erro: + ou – 4%
Registro – TRE/MT sob o nº 32.478/2010