PUBLICIDADE

Silval tem 46% em Sinop, Wilson 25% e Mauro 10%, aponta Gazeta Dados

PUBLICIDADE

A primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Sinop (a 500 km de Cuiabá) aponta como líder das intenções de voto no município o governador Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição. Ele aparece na modalidade estimulada com 46% de preferência do eleitorado e impõe vantagem de 21 pontos percentuais sobre o segundo concorrente, ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que tem 25%. O empresário Mauro Mendes (PSB) aparece com 10% e Marcos Magno (PSOL) não pontuou.

A pesquisa na modalidade estimulada é feita a partir da apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados. Nesse caso, os indecisos que não souberam ou não responderam somam 11%. Os que disseram votar branco ou nulo representam 8% dos 400 eleitores consultados pelo Instituto Gazeta Dados entre o último sábado (28) e segunda-feira (30). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 32.152/2010.

A pouco mais de 30 dias da eleição de 3 de outubro, o resultado de Sinop reflete a liderança demonstrada por Silval nas pesquisas realizadas no Estado inteiro e isoladamente nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Os dados são significativos porque Sinop é a base eleitoral do deputado estadual de quarto mandato Dilceu Dal Bosco (DEM), candidato a vice-governador na chapa de Wilson.

Em relação ao número de eleitores indecisos, que tem chamado atenção no Estado, o percentual (11%) é um dos menores entre as maiores cidades de Mato Grosso em que já foi realizada pesquisa Gazeta Dados até o momento. Em Rondonópolis, por exemplo, foi de 17%.

Sinop conta com 75.698 eleitores. Tradicionalmente, tem sido um reduto tucano nos últimos anos, já que foi administrada pelo ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB) por dois mandatos (2001/2008). Há dois anos, a cidade tem como prefeito Juarez Costa (PMDB), que apoia a reeleição de Silval.

Na pesquisa de modalidade espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Silval também lidera a preferência do eleitorado com 25%. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, tem 15%, seguido pelo empresário Mauro Mendes, com 6%, e Marcos Magno, que mais uma vez não pontuou. Os indecisos, nesse caso, somam 50%.

Segundo turno

O Instituto Gazeta Dados também fez simulações de segundo turno. Nesse caso, os números mostram que Silval vence todos os adversários ao disputar a preferência dos eleitores de forma polarizada. No confronto direto com Wilson, ele obteve 51%, enquanto o ex-prefeito ficou com 30%, diferença de 20%. Os eleitores indecisos representam 16%, enquanto os que ficaram com a opção nenhum/branco/nulo somam 3%.

Silval vence o confronto com Mauro Mendes com diferença de 38%. Enquanto o governador e candidato à reeleição obteve 55% de preferência, o empresário ficou com 17%. Os indecisos somam 24%, enquanto os que declararam votar nenhum/branco/nulo representam 4%.

De olho em uma vaga no segundo turno, Wilson e Mauro mostram o confronto mais acirrado. Mesmo assim, o ex-prefeito bate o empresário. Ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Wilson aparece com 34% das intenções de voto na cidade, enquanto Mauro, que disputou apenas uma eleição (a Prefeitura de Cuiabá em 2008) ficou com 24%. Os eleitores indecisos somam 30%. Já os que ficaram com a opção nenhum/branco/nulo representam 12%.

Rejeição

O candidato do PSOL, Marcos Magno, é o mais rejeitado pelos eleitores de Sinop. Apesar de nunca ter disputado uma eleição, 23% dos entrevistados garantem que não votariam nele. Wilson e Mauro têm a segunda maior rejeição (cada um com 15%), enquanto Silval foi citado apenas por 6%. Os que não citaram nenhum concorrente somam 41%.

Certeza de voto

O Gazeta Dados também questionou os eleitores sobre a possibilidade de mudança de voto. Ao todo, 62% dos entrevistados afirmaram que não mudam de opção e já estão decididos. Os que admitem a possibilidade de mudança somam 18%, enquanto os que admitiram certeza em trocar o voto representam apenas 1%.

Entre os que admitem possibilidade de mudar de voto, 26% afirmam que podem passar a votar no governador Silval Barbosa. Em Wilson, são 14%. Já em Mauro, 11%, enquanto Marcos Magno foi citado apenas por 3% dos entrevistados.

Independente das mudanças, praticamente a metade dos entrevistados (49%) afirmam acreditar que Silval vencerá a eleição de 3 de outubro. Os que acreditam em Wilson são 17%. Os que acreditam na possibilidade de Mauro ser o vencedor nas urnas somam 8%, enquanto apenas 1% citou Marcos Magno.

Leia ainda
Blairo lidera para o Senado em Sinop; Yanai é o 2º
Leitão lidera para federal em Sinop e Dorner é 2º, diz Gazeta
Gilson lidera para estadual em Sinop; Baiano é 2º, aponta Gazeta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE