Os cavaletes [placas com propaganda de candidatos] podem estar com os dias contados nos canteiros centrais das principais avenidas de Rondonópolis. Ontem, a Câmara de Vereadores deu o primeiro passo para que isso ocorra. Os vereadores aprovaram projeto que proíbe esse tipo de propaganda eleitoral. A iniciativa partiu dos vereadores Ananias Filho (PR) e Lourisvaldo Manoel de Oliveira (PMDB). A medida deve ser encaminhada ao prefeito Zé Carlos do Pátio para sanção e já há um acordo para que prefeito sancione o projeto no mais tardar até amanhã. O projeto prevê uma multa de aproximadamente R$ 500 ao dia para o candidato que manter os cavaletes. Inicialmente, a ideia era estabelecer um valor de R$ 5 mil.
Ananias Filho informou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que anteriormente havia se manifestado contrário às leis municipais relacionadas às eleições, mudou o posicionamento. "Essa lei, assim que for sancionada, vai valer sim", garante o republicano. O vereador e candidato a deputado estadual, Manoel da Silva Neto, votou a favor da retirada dos cavaletes. "Não é pelo fato de ser candidato que iria votar contra, vejo que em Cuiabá, por exemplo, a cidade ficou com um visual muito melhor depois que essa Lei foi aprovada lá". Olímpio Alvis disse que, no entender dele, já existia dentro do quadro de leis do município a proibição deste tipo de propaganda.
Em Rondonópolis, os cavaletes estão espalhados pelas avenidas Bandeirantes, Presidente Médici, Lions Internacional, Rotary Internacional, Avenida Rotary, Paulista, Júlio Campos e MT-270. Na segunda-feira, a reportagem do A TRIBUNA identificou 182 cavaletes apenas na Avenida Médici.