O governador Silval Barbosa segue na próxima segunda-feira a Brasília, onde se reunirá, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e definir a continuidade da construção da Ferronorte até Cuiabá. O governo de Mato Grosso ficará responsável pelos estudos de viabilidade econômica da implantação após a desistência da empresa América Latina Logística (ALL), que era responsável pela construção.
A empresa confirmou, ontem, a devolução dos trilhos ao Ministério dos Transportes, deixando ao cargo do Governo Federal a autorização de novas concessões para a garantia da retomada nos trechos que ligam Rondonópolis a Cuiabá, Porto Velho e Santarém.
Silval também falará com o ministro para ser dada celeridade na ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande para que tenha estrutura adequada visando a copa do mundo de 2014. O Estado quer garantias que as obras estarão concluídas até dezembro de 2012, para buscar a participação de Cuiabá na Copa das Confederações, em 2013. A proposta é que o Governo intervenha na construção do aeroporto, orçada em R$ 87.5 milhões.
“O não cumprimento dos prazos da Fifa pode gerar prejuízos econômicos e sociais a Mato Grosso, prejudicando os investimentos financeiros do Estado, além de comprometer o trabalho realizado pelo Governo para Copa do Mundo de 2014. As previsões da Infraero são de possível operacionalização do aeroporto no mês de maio de 2013. Qualquer atraso neste prazo comprometeria a possibilidade de Cuiabá se candidatar como sede da Copa das Confederações”, informa o governo estadual.