A comissão de engenheiros da Valec (empresa do Ministério dos Transportes) está sobrevoando todo o percurso do traçado Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – de Goiás, passando por Mato Grosso e “chegando” em Rondônia. Eles estiveram em Lucas do Rio Verde e conheceram a área definida para construir o terminal de embarque e desembarque de grãos, que fica na comunidade São Cristóvão, às margens da BR-163. O prefeito Marino Franz, que acompanhou os engenheiros, disse que o local deve ser aprovado.
Ela adiantou que a administração municipal está desenvolvendo um plano diretor específico para a área de abrangência da ferrovia no município e considera a área urbana próximo à ferrovia e o fluxo de veículos da BR-163. “O terminal vai ficar num eixo de oito a dez quilômetros do perímetro urbano. Precisamos considerar todo o impacto que esse investimento vai causar”, pondera o prefeito. Marino visitou, recentemente, os terminais de Alto Taquari e Alto Araguaia, ambos de embarque e desembarque de cargas, da ferrovia Ferronorte. O conceito a ser aplicado nessa obra é o mesmo que a administração aplicou no complexo industrial senador Atílio Fontana, onde a geração de empregos e atividades econômicas foram bem avaliados. A ferrovia vai trazer desenvolvimento para diversos setores diretamente e, indiretamente a toda a população do município.
A ferrovia deve ficar pronta em 2014, terá mais de mil kilômetros de extensão e vai transportar grãos até Porto Velho (RO) e, de lá, para o exterior. Mais de R$ 4 bilhões serão investidos.