A coligação do candidato a reeleição, Silval Barbosa, ingressou neste domingo, com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que concedeu registros de candidaturas a governador para Wilson Santos e Mauro Mendes. Os dois não apresentaram certidão de quitação eleitoral ao pedirem os registros e a coligação de Silval questiona, apontando que o documento é obrigatório para ser concedido o registro, a permissão, para os dois serem candidatos.
“Trata-se de uma questão legal. É o que diz a lei e a lei é para ser cumprida. Se o candidato não tem as certidões exigidas pela lei, então não pode ser candidato” – explicou o coordenador Jurídico da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, Francisco Faiad. “Estamos recorrendo para que seja cumprida a lei. Temos quase certeza de que o TSE vai fazer prevalecer a lei” – ele disse.
Wilson e Mauro disputaram a eleição para prefeito da capital em 2008, houve restrições na votação das prestações de contas dos dois. Eles impetrarem recursos. Na decisão sobre o registro, o pleno do TRE ficou dividido e, nos dois casos, acatou o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) aprovando as candidaturas por 4 votos a 2.