A pouco mais de dois meses das eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já executou boa parte das ações de logística que visam garantir tranquilidade e segurança aos 2.095 milhões de eleitores de Mato Grosso. Com uma extensão territorial de mais de 906 mil quilômetros quadrados, Mato Grosso possui 7.059 seções eleitorais, das quais 83 estão situadas em locais de difícil acesso.
Esse fato demanda a locação de aeronaves e barcos, utilização de caminhonetes traçadas, além de requisição de veículos extras para o transporte de urnas, materiais e deslocamento de pessoal. Para cada um destes locais será deslocado um técnico de transmissão via satélite, que será responsável por transmitir os dados armazenados na urna eletrônica para a central de apuração e totalização dos votos.
A urna eletrônica e os equipamentos de transmissão via satélite possibilitaram a totalização das eleições em tempos recordes, fato este que, sem a utilização dessas tecnologias, poderia levar dias para ocorrer. Para as Eleições de 2010, que ocorrerá em 3 de outubro, o TRE-MT tem um orçamento aprovado de R$ 10,6 milhões, dividido entre despesas com pessoal e custeios, o que representa um custo aproximado de R$ 5,07 por eleitor.