O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, está preocupado com o montante alcançado pela folha de pagamento dos funcionários públicos municipais. Para que não se atinja o limite máximo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que é de 54% da receita corrente líquida, todas as secretarias foram orientadas sobre a limitação de horas extras, que não poderão ultrapassar 44 horas mensais, por cada servidor.
De acordo com Lírio, o reajuste salarial, de 10,21%, concedido aos funcionários no mês de maio, aliado às horas extras desempenhadas, fez com que a folha de junho atingisse 53,7% da receita. "É nossa obrigação cumprir o que determina a legislação, de maneira que tais medidas estão sendo adotadas", falou.
Os secretários estão reunindo-se, com as equipes, e informando a determinação, além de discutir alternativas que não signifiquem a paralisação de algumas atividades realizada fora do horário normal. Um exemplo é a secretaria de Esportes e Lazer, que trabalha seguidamente nos finais de semana. Em reunião, hoje, ficou definido que horas trabalhadas aos sábado, domingos e à noite, poderão ser compensadas em folga.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Benedito Furquim, o objetivo é trabalhar a gestão esportiva para contornar a situação. "Os nossos funcionários abraçam a causa e, com certeza, vamos manter nosso ritmo de trabalho. A contenção de despesas já é uma prática diária, uma vez que prestamos contas de tudo que é realizado", falou.