Foi aprovado ontem, na câmara municipal, o projeto implantando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do funcionalismo público municipal. Cerca de 60 pessoas, a maioria funcionários públicos, compareceram à sessão extraordinária, para acompanhar a votação do projeto. De acordo com o secretário de Gestão Pública, Cláudio Scalon, que coordenou a elaboração do projeto, junto com uma comissão de servidores, os vereadores se empenharam na discussão na construção da proposta do PCCS e, mesmo em recesso parlamentar, realizaram a sessão extra para votação, dado a importância da proposta.
Foram incluídas duas emendas parlamentares. “Agradeço aos servidores, às duas comissões que trabalharam por mais de um ano, na elaboração dessa proposta. E com isso, o prefeito Celso Banazeski cumpre o compromisso feito pelo trato igual a todos os servidores na questão da carreira. Iniciou em 2008 com aprovação do PCCS da Educação e foi concluída ontem, consolidando essa política de valorização dos servidores municipais”, afirmou Scalon.
Depois de sancionados os PCCS da Saúde e da administração em geral, o prefeito terá 120 dias para efetivar os enquadramentos e os ganhos de carreira a partir de então. O PCCS, em sua essência, garante aos servidores a ascensão de uma carreira com profissionalismo e valoriza o serviço público diante da opinião pública. Com a nova realidade, o servidor ganha em importância, em auto-estima e em perspectiva profissional à medida que ele se aperfeiçoa.
O plano prevê o enquadramento feito por uma comissão – de todos os servidores municipais nas novas funções e cria condições de promoção iguais para todos os servidores que investem em aprimoramento técnico-escolar.