PUBLICIDADE

TRE Mato Grosso pode atrasar entrega de registros por culpa de candidatos

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso confirmou, hoje, que quase todos os pretentos candidatos apresentaram documentação incompleta para requerer registros de candidaturas. As falhas deles, dos partidos políticos e coligações é para entregar todas as documentações exigidas pela legislação e podem o TRE a ter dificuldade em cumprir o prazo estabelecido para o julgamento das candidaturas, que se encerra no próximo dia 5.

Além de deixar para a última hora o registro de candidaturas, os partidos e coligações deixaram de usar o sistema digital Candex, que proporciona agilidade aos trabalhos da Justiça Eleitoral. Os registros manuais de candidatura, via protocolo e em forma processo físico (papel) foram agravados pela falta de documentação em quase 100% dos casos.

O Candex gera em um arquivo toda a documentação para o registro das candidaturas. O sistema emite automaticamente o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) e a declaração de bens dos candidatos.

A quase totalidade dos registros de candidaturas de forma manual e sem a documentação necessária, dificultou o andamento dos trabalhos da Secretaria Judiciária. Nos plantões noturnos e de final de semana, a secretaria teve que analisar, de forma manual, as 404 candidaturas, checar qual a documentação faltante em cada processo, e notificar os candidatos para apresentar os documentos, em um prazo de 72 horas a partir da notificação.

Em junho passado, o TRE/MT promoveu, treinamento com representantes dos partidos políticos, sobre a operacionalização do sistema de registro de candidaturas (Candex), módulo externo. Na ocasião, também foi explicado aos partidos e coligações a documentação exigida para os registros de candidatura. Contudo, poucos representantes de partidos políticos participaram do treinamento.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...
PUBLICIDADE