PUBLICIDADE

Sinop: vereadores criticam prefeitura por alto número de mortes por dengue

PUBLICIDADE

Os vereadores da bancada de oposição estão criticando as ações da prefeitura no combate a dengue e alertam para a situação muito preocupante por Sinop ser a cidade de Mato Grosso que, de janeiro até agora, tem o maior número de mortes por dengue: 7 casos. O  vereador Fernando Assunção (PSDB) criticou o prefeito Juarez Costa apontando que, “o maior erro foi extinguir o comitê de controle e combate a dengue, pois essa foi uma das estratégias que se mostrou válida no município. E, baseado no número de casos registrados em 2009, deveria manter o combate a dengue como prioridade da prefeitura”. Segundo Fernando, a prefeitura precisa assumir o papel de líder do município e “começar a dar exemplo para a população com a limpeza dos terrenos que são de sua competência e melhores condições para a equipe de Vigilância Epidemiológica, com equipamentos e também aumentando a quantidade de trabalhadores no setor. O vereador também cobrou uma resposta para a população sobre o larvicida (para combater o mosquito transmissor da doença) que é produzido com base na bactéria Bacilus Thuringiensis. “A prefeitura precisa dar uma explicação para a população sobre o que está fazendo, se esse produto foi distribuído, se teve resultado ou não”, cobrou Assunção.

O vereador e médico Francisco Specian Junior também apontou falhas da prefeitura no trabalho para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. “No passado quando houve um avanço na quantidade de pessoas infectadas pela doença a prefeitura montou uma comissão, mobilizou a população e fez os mutirões e conseguiu com que houvesse a diminuição nos casos. Porém, tudo foi desfeito em 2010 e não se teve mais cuidado para combater a doença”. O vereador disse, ao Só Notícias, que se a prefeitura não investir em sua equipe da Vigilância Epidemiológica e não fortalecer a conscientização da população, com a retirada de possíveis criadouros do mosquito, “explodirá uma epidemia de dengue em Sinop. Porém, dessa vez será hemorrágica, pois muita gente já foi infectada e se for novamente, em menos de um ano, corre o risco de ser hemorrágica”, alertou.

Francisco esteve este mês no Rio de Janeiro participando de uma convenção onde o assunto tratado foi dengue. “Nesse evento foi falado que haverá uma super epidemia nacional da doença, pois várias pessoas estão sendo infectada em época de seca”, disse Specian.

Em 2009, foram registrados em Sinop pela Secretaria Municipal de Saúde 3.518 casos de dengue clássica, 31 com complicação, 24 hemorrágicos e 8 mortes (duas são por síndrome do choque e 6 por hemorrágica). Em seis meses, este ano, o número de mortes é praticamente igual aos 12 meses do ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE