O Tribunal de Contas da União deu prazo de trinta dias para que o Ministério dos Esportes obtenha informações sobre o andamento das obras de construção e reforma dos estádios, infraestrutura aeroportuária e de mobilidade urbana voltadas à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, com subsedes em vários Estados, entre os quais Mato Grosso. A determinação do TCU é baseada no relatório que apontou que o ME deve melhorar as atividades de coordenação no que diz respeito à disponibilidade de informações sobre o estágio das obras.
O ministério coordena o comitê gestor da Copa. De acordo com a análise, os principais riscos associados a essa constatação são o desconhecimento pelo governo federal dos obstáculos que limitam o andamento das obras e, consequentemente, a não adoção de providências oportunas para sanar os problemas relacionados ao cumprimento do cronograma da FIFA. O TCU também quer explicações sobre o descredenciamento do estádio do Morumbi para realização dos jogos do mundial.
Em Cuiabá, as obras para construção da nova arena de multiuso (antiga verdão), já ocorrem. O governo decidiu demolir o estádio velho e construir outro até 2012. Os investimentos devem ultrapassar R$ 300 milhões. A meta é reaproveitar até 80% de toda estrutura física do espaço, principalmente para construção dos centros de treinamento para as seleções de futebol que estarão na cidade.
Em maio, representantes da FIFA e CBF estiveram em Cuiabá para a primeira vistoria técnica do local. Os integrantes da comitiva viram a maquete do futuro Verdão e foram detalhadas as fases da obra.
A demolição do Estádio José Fragelli – inaugurado em 1976 – começou no dia 26 de abril. Na lista das cidades escolhidas para sediarem o mundial estão Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso já aprovou em primeira votação um projeto de lei autorizando o Executivo emprestar R$ 406 milhões. A verba será aplicada nos projetos de construção e reforma da Arena de Multiuso – o Verdão – que receberá os jogos da Copa de 2014.