O candidato a reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, da Chapa 1, lidera com ampla vantagem a preferência da comunidade universitária para ser eleito na próxima quarta-feira, dia 30. De acordo com pesquisa do Instituto Vetor Pesquisas, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, Adriano Silva tem 52,4% da preferência dos três segmentos, contra 15,5% de Edna Sampaio e 10,3% de Elias Januário. Esses números referem-se a modalidade estimulada, em que acadêmicos, servidores e professores são informados sobre os três candidatos. A eleição na Unemat acontece na quarta-feira, dia 30.
A situação não se difere muito da modalidade espontânea. Adriano Silva tem 45,2% das citações, enquanto Edna Sampaio vem com 14,5% e Elias Januário 11,5%. Da espontânea para a estimulada o índice de indecisos cai de 26,1% para 17%. Entre uma modalidade e outra, Adriano sobe 7,2 pontos percentuais e Edna cresce em torno de 0,5 pontos percentuais abrindo diferença para Elias Januário, que cai de 11,5 para 10,3%, consolidando-se na segunda posição.
A Vetor Pesquisas ouviu um total de 330 pessoas, dentro da paridade de votos, isto é, a ponderada de 33% para cada segmento da comunidade universitária. Foram ouvidos estudantes, professores e funcionários nas cidades de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Xavantina, Alto Araguaia e Alta Floresta. A margem de erro, para o conjunto da comunidade acadêmica, é de 5,2% para mais ou para menos.
Na intenção de voto estimulada, Adriano Silva possui a preferência dos técnicos, chegando ao percentual de 61,5%, e se destaca nos campi de Cáceres, com 68,5% e Tangará da Serra, com 72,7%. A rigor, o candidato da Chapa 01, no entanto, vence com folga em todos os segmentos da Unemat: ele tem 54,1% da preferência entre os professores e 41,8% entre os acadêmicos. Edna se sobressai em Nova Xavantina, com 38,1% das intenções de votos, enquanto Elias Januário tem seu melhor desempenho em Alta Floresta, com 36,8%.
O alto índice de definição detectada pela pesquisa em favor de Adriano Silva se deve, fundamentalmente, ao grau de conhecimento sobre o processo eleitoral. Segundo o levantamento, 94,5% sabem da eleição, que ocorrerá nesta quarta-feira. O grau de conhecimento é maior entre as mulheres e conforme aumenta a idade dos respondentes. Em contrapartida, o conhecimento das eleições é menor nos campi de Alta Floresta e de Sinop. O levantamento indicou ainda que 83,3% dos entrevistados disseram que certamente irá votar para reitor. Outros 14,2% poderiam votar, mas não tem certeza e apenas 1,5% certamente não irá votar.
Os três candidatos são apontados pela comunidade universitária da Unemat por serem considerados preparados e competentes. O voto em Adriano Silva e em Elias Januário também são justificados por terem boas propostas. Adriano leva vantagem ainda na justificativa de votos com citações de ter serviços prestados em favor da Unemat pontos fracos de Elias e Edna. Os eleitores que disseram que votam em Edna Sampaio o fazem por considerar suas propostas coerentes.
O candidato Elias Januário, da Chapa 2, atual vice-reitor da Unemat, é, de acordo com o Vetor Pesquisas, o candidato com maior nível de rejeição na comunidade acadêmica. Ele acumula 28,8% de eleitores que disseram que não votam nele para reitor. Essa percepção é encontrada principalmente entre os homens, os técnicos e no campus de Nova Xavantina. Adriano Silva, da Chapa 3, é o segundo, com 16,1%, pouco acima de Edna Sampaio, com 15,2% – configurando um empate técnico em rejeição.