A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, também assume a liderança da corrida presidencial na simulação de um segundo turno nas eleições deste ano, de acordo com a pesquisa divulgada pelo instituto Ibope, encomendada Confederação Nacional da Industria (CNI). Em caso de segundo turno, Dilma tem 45% dos votos e Serra 38%.
"A pesquisa também registra uma inversão da tendência para o segundo turno com Dilma assumindo a dianteira. Pela primeira vez ela aparece na frente do candidato Serra", destacou o diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, ao divulgar os números.
Para o cenário de primeiro turno, considerando apenas três candidatos, a pesquisa demonstrou que Dilma passou à dianteira na consulta estimulada. A petista aparece com 40 pontos e o candidato do PSDB, José Serra, com 35 pontos. A candidata do PV, Marina Silva com 9 pontos.
Nesse cenário, 10% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto e 10% disseram que ainda não sabem em quem vão votar para presidente. Na última pesquisa, divulgada em março, Dilma marcou 33 pontos, Serra 35 e Marina 8.
Já em um cenário com 11 candidatos para o primeiro turno, Dilma lidera com 38,2% das intenções de voto, Serra marcou 32,3 pontos e Marina aparece com 7 pontos. Os demais candidatos da lista apresentaram um desempenho menor que 1% das intenções de voto. Nesse cenário, o número de pessoas que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 6%. Entre os que não sabem em quem votar estão 10% dos entrevistados.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) com o número 16.292/2010, a pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.