PUBLICIDADE

Movimentos sociais vão divulgar lista de parlamentares "ficha limpa"

PUBLICIDADE

Dois movimentos sociais, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), já se preparam para divulgar a lista de parlamentares brasileiros considerados "ficha limpa". Os movimentos vão criar uma página na internet (www.fichalimpaja.org.br) na qual divulgarão os nomes de todos os políticos que estão aptos a concorrer nas eleições de outubro próximo, alem de documentos que comprovem a elegibilidade dos mesmos, já com base na nova legislação eleitoral.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do MCCE, o eleitor poderá fazer a consulta dos políticos por estado, cargo ou partido político. Além disso, a sociedade poderá denunciar algum nome que figure na lista como "ficha limpa" erroneamente. Os documentos disponibilizados pelos políticos e publicados em PDF na página serão analisados por uma assessoria jurídica, por meio de uma parceria firmada com as faculdades de Direito da Fundação Getúlio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Uma das organizadoras da iniciativa e membro da Abracci, Betina Sarue, afirmou que o objetivo da página é oferecer ao eleitor uma lista positiva e voluntária para auxiliar o eleitoral. Segundo a assessoria, a página será lançada ainda sem nomes, para que nenhum partido político alegue favorecimentos. A divulgação, para que os candidatos possam ter seus nomes no site, será feita por meio dos partidos políticos. São eles que deverão esclarecer a proposta da Abracci/MCCE e pedir que os concorrentes a cargos políticos se manifestem. "Por isso, o interesse dos parlamentares em participar é fundamental", esclareceu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE