O Fórum de Novo Cenário de Logística de Mato Grosso, realizado neste sábado (19.06), em Primavera do Leste (262 km de Cuiabá), com a presença do governador Silval Barbosa que, em seu discurso de abertura, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o segmento produtivo de Mato Grosso, lembrando que já foram construídos em quase 8 anos de governo mais 4,5 km de rodovias em parceria com as prefeituras e produtores rurais.
O governador enfatizou a necessidade de Mato Grosso parar de gerar empregos fora de Mato Grosso ao exportar produtos in natura e que precisa de coragem para continuar com a "nossa prática de incentivos fiscais" para atrair mais e novas empresas para agregar valores aos nossos produtos e gerar renda e empregos para os mato-grossenses.
Aliado a isso é necessário, lembrou o governador Silval Barbosa, uma se fazer uma logística intermodal que possibilitem a retirada dessa produção de forma competitiva, com frete mais barato, que vai gerar ganhos ao produtor e colocar produtos mais em conta no mercado. "Daí a importância dessa discussão com a participação de todos com o objetivo de melhorar a logística de Mato Grosso".
O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), representando o governo federal, deu uma panorâmica geral de todas as obras importantes do sistema intermodal para o Centro-Oeste, Mato Grosso e para região de Primavera do Leste. Segundo ele, os produtores da região, por sua participação na produção de grãos, vai precisar de um ramal para interligar a ferrovia. Segundo ele, vai se precisar decidir se vai ligar à Ferrovia Centro-Oeste ou à Ferronorte. Através dessa ligação a região de Primavera, destacou Pagot, os produtores vão poder escolher qual o Porto pelo qual vai exportar.
Em seguida, o diretor do Dnit historiou a situação de todas rodovias federais em Mato Grosso, com destaque para as BR 251, BR 359, o prologamento da BR 242 e mais especificamente a BR 163.