Na próxima terça-feira, o legislativo mutuense realiza a solenidade de entrega de dois títulos de cidadão honorário de Nova Mutum, ao padre Reinaldo Braga Junior, pároco da paróquia de Nova Mutum e outro para o bispo Dom Canísio Klaus, bispo Diocesano de Diamantino, concedidos através dos Decretos Legislativos 96 e 97/2009.
Padre Reinaldo como é conhecido nasceu em 9 de abril de 1973, no estado de São Paulo e veio para Mato Grosso com apenas 7 anos de idade, vindo a residir na cidade de Diamantino. Padre Reinaldo foi ordenado sacerdote no dia 31 de janeiro de 1998, com 24 anos, para o Clero Diocesano de Diamantino, sua Diocese. Também foi nomeado Pároco de São José do Claro. Em Nova Mutum, Padre Reinaldo foi nomeado Pároco nos fins do ano de 2005, onde reside e trabalha até os dias de hoje. Os trabalhos desenvolvidos por ele em Nova Mutum têm contribuído para o desenvolvimento social da cidade de maneira muito positiva e eficaz.
Dom Canisio Klaus é nascido em Arroio do Meio, estado do Rio Grande do Sul, no dia 09 de outubro de 1951, cursou a Faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, também no estado do Rio Grande do Sul, foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1979, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de sua cidade natal. Em 1985 foi enviado como missionário para igreja do Mato Grosso, a serviço da Diocese de Sinop. No dia 22 de abril de 1998, recebeu do Papa João Paulo II a nomeação como bispo diocesano de Diamantino e no dia 19 de julho de 1998 foi empossado como bispo de Diamantino.
O site do Vaticano noticiou no dia 19 de maio de 2010, às 7 horas da manhã, a renúncia do bispo de Santa Cruz do Sul-RS, Dom Aloísio Sinésio Bohn e a nomeação de seu sucessor, Dom Canísio Klaus, que deve retornar como bispo em sua cidade natal.
Dom Sinésio Bohn se despede do cargo que ocupou durante 23 anos a frente da diocese de Santa Cruz-RS, e seu sucessor, Dom Canísio, será empossado no dia 18 de julho 2010.
A cerimônia de entrega dos títulos de Cidadão Honorário acontece na próxima terça-feira (22), às 19h, nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica de Nova Mutum. Todos estão convidados a participar desse ato.