PUBLICIDADE

Maia diz em Sinop que Sema e PF analisarão sistemas para impedir fraudes

PUBLICIDADE

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, disse hoje, em Sinop, que está marcada reunião com uma equipe da Polícia Federal para que sejam identificadas e corrigidas as “evetuais falhas” nos sistemas operacionais da secretaria para evitar possíveis fraudes na liberação de projetos de manejo florestal e licenças ambientais. As irregularidades nas concessões resultadas na Operação Jurupari que culminou com 93 pessoas sendo denunciadas ao Ministério Público Federal (sendo que 65 ficaram cerca de 5 dias presas). O secretário disse também que o relacionamento com a Polícia Federal é muito positivo, pois para conhecer como funciona a secretaria e para saber como usar os sistemas de controle como SIMLAM e o SISFLORA, e auxiliar na identificação de quem são as pessoas que fazem com que o Estado ainda desponte como o maior devastador ambiental por conta do desmatamento ilegal. “Por isso são feitas as ações para tentar identificar quem são essas pessoas para que elas respondam na justiça pelos crimes que tenham praticado. Não defendemos o desmatamento zero, pois as pessoas têm direito de desmatar dentro de suas propriedades o que a lei lhe a segura, mas não admitimos o desmatamento ilegal”, disse Maia.

Ele lembrou que entregou, esta semana, para a Polícia Federal, os 68 processos de autorização de Plano de Exploração Florestal (PEF) que apresentaram indícios de irregularidades, segundo os levantamentos iniciais feitos por peritos federais, e instaurado inquérito para apurar a participação dos servidores da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). Alguns servidores que não eram concursados já foram exonerados pelo governador. E ainda essa semana podem ser nomeadas outras pessoas para ocupar seus cargos.

Maia adiantou, ao Só Notícias, que as funções estratégicas e técnicas poderão ser ocupadas por servidores que já trabalham no órgão, mas não adiantou nomes. Uma das mudanças foi a nomeação do engenheiro Julio Bachega para ser secretário adjunto de Mudanças Climáticas.

O secretário esteve hoje em Sinop participando do lançamento da campanha “Sinop sem fogo”, da prefeitura municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE