“Ao contrário da imagem propalada pelos veículos de comunicação”, os produtores rurais de Mato Grosso mudaram e agora procuram conciliar preservação ambiental com aumento de produtividade de suas terras, afirmou em discurso o senador Jorge Yanai (DEM-MT). Para ele, prova disso é que houve um aumento de 21% na produtividade (produção por área plantada) entre as safras 2005/06 e 2008/09, enquanto o crescimento da área plantada foi de apenas 4%.
Jorge Yanai observou que ainda há desmatamento, mas ele caiu de 11.800 quilômetros quadrados no ano agrícola 2003/2004 para “não mais que 1.500 quilômetros quadrados atualmente”. Essa queda de desmatamento é de 87% em cinco anos.
“Questiono a visão distorcida que determinados setores da opinião pública mantêm sobre o desenvolvimento agropecuário obtido no estado de Mato Grosso. Imaginam muitos que seu crescimento ocorreu à custa de devastação ou degradação dos ambientes naturais. Na verdade, permanecem preservados no estado 64% da sua vegetação nativa”, disse.
O senador ponderou ainda que os agricultores vêm transformando em plantações de cereais terras antes ocupadas pela pecuária. Com isso, a participação de Mato Grosso na produção agropecuária nacional, que era de 9,9% na safra 1994/95, chegou a 20,4% na safra 2007/08.
– Os números impressionam. Em 13 anos, nossa participação dobrou em apenas 13 anos, correspondendo agora a um quinto da produção agropecuária brasileira – acrescentou.