PUBLICIDADE

ICMS de cigarro, bebidas, armas em Mato Grosso pode subir para 30%

PUBLICIDADE

O percentual do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de produtos fumígeros, fogos de artifícios, bebidas alcoólicas, armas de fogos e munições poderá aumentar em Mato Grosso. Hoje, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a estabelecer a majoração de 30% dos valores das alíquotas do ICMS incidentes nas operações desses produtos.

Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde, por meio do Tesouro Estadual. O parlamentar ressalta que os recursos serão utilizados em investimentos na área de saúde pública que, hoje, é um dos ‘gargalhos” do Estado. “É uma matéria que precisamos avançar na discussão. Não adianta falarmos de fila de espera se sabemos que o problema é a falta de recursos para construirmos novos hospitais, estruturarmos os hospitais regionais. É notório o conhecimento de que o que se destina para essa área de vital interesse público é insuficiente para atender todas as necessidades exigidas pela sociedade”, apontou Riva.

Segundo ele, essa contribuição no orçamento do Fundo Estadual da Saúde será significativa para aumentar o número de atendimentos, viabilizar ação de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Além disso, vamos disponibilizar aos hospitais regionais e unidades de saúde equipamentos modernos e eficazes, imprescindíveis para os procedimentos de prevenção e de tratamento médico”, afirmou o presidente.

Durante a sessão, o deputado ainda lembrou os esforços empreendidos pela Casa de Leis ao aprovar no ano passado uma emenda de R$ 4 milhões para destinar um veículo e um computador a cada um dos 141 Conselhos Tutelares; e de recursos para a reestruturação da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e para a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). Nesse sentido, pediu a colaboração de todos os deputados para aprovar também o aumento do ICMS para os produtos citados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE