PUBLICIDADE

Câmara de Sorriso derruba veto ao projeto de lei que proíbe ‘pulseiras do sexo’

PUBLICIDADE

Os vereadores de Sorriso derrubaram, durante a sessão de ontem (31), o veto do Executivo Municipal ao projeto de lei que proíbe em Sorriso a venda das pulseiras coloridas, também chamadas de pulseiras do sexo, às crianças e adolescentes. O projeto, de autoria dos vereadores Luis Fabio Marchioro (PDT), Hilton Polesello (PTB) e Profª Marisa (PSB) tinha sido aprovado por unanimidade em Plenário.

De acordo com o parecer jurídico do veto, o projeto é inconstitucional. "Segundo o parecer, a intenção é nobre, mas fere a iniciativa", defendeu o líder de governo Vanzella (DEM). Como já havia dito em tribuna, o vereador Luis Fabio reforçou sua opinião de que a iniciativa do Poder Executivo em vetar o projeto não tem outro motivo a não ser político. "Quando vejo o mesmo projeto sendo sancionado por outros municípios do Estado e do País me questiono porque Sorriso é diferente. O veto chegou à Câmara no Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil. Coincidência, ou talvez seja para mostrar que estamos em caminhos contrários ao que se pretende. Nosso discurso deve estar em sintonia com nossas ações. O projeto não demanda custo ao município, porque vetar?", questionou Luis Fabio.

Vanzella, que tinha votado favorável ao projeto, se posicionou contrário a intenção dos vereadores. "Desde o início questionei a legalidade. Vemos que há conflito da lei com o Estatuto da Criança e do Adolescente e que poderá prejudicar o comércio local ao proibir a venda de pulseiras", justificou o vereador.

Segundo Leocir Faccio (PDT), em nenhum momento o projeto conflita com o Estatuto. "Ao contrário, vem reforçar o que o Estatuto defende que é a proteção à criança e ao adolescente. Está bem claro também que não prejudicará o comércio, pois só proíbe a venda a crianças e adolescentes", argumentou.

O veto foi derrubado com sete votos contrários. A Mesa Diretora da Câmara deverá promulgar a lei.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE