segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Caos na saúde de MT une bancada federal

PUBLICIDADE

A bancada federal de Mato Grosso estabeleceu duas metas para ajudar o Estado a sanar problemas emergenciais da saúde pública. A primeira é pressionar a Câmara dos Deputados a pautar a Emenda 29, que define quanto
a União, os estados e os municípios devem destinar à área da Saúde. E, a segunda, priorizar recursos das emendas coletivas em investimentos no setor.

"O Estado cresceu com ele às necessidades da população por saúde pública. Contudo, os recursos não acompanharam a demanda. O problema é urgente, precisamos unir esforços para encontrarmos uma solução prática. Não fazemos isso com discurso, mas com dinheiro. E a prioridade é regulamentar a Emenda 29", frisou o deputado federal Homero Pereira (PR), durante a reunião da bancada com os membros da Comissão Parlamentar de inquérito da Saúde da
Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A CPI é presidente pelo deputado Sérgio Ricardo (PR).

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (26), na biblioteca do Senado, em Brasília. Participaram os deputados estaduais Walace Guimaraes (PMDB); os federais Homero Pereira, Valtenir Pereira (PSB), e os pepistas Chico Daltro e Eliene Lima; os senadores Serys Slhessarenko (PT), coordenadora da bancada, Jaime Campos e Jorge Yanai, ambos Democratas.

Conforme o diagnóstico apresentado pela CPI da Saúde, nos últimos dois anos 120 pessoas morreram em filas de espera para exames e cirurgias de alta complexidade no Estado. Desses, apenas para exames de cateterismo, foram 20 óbitos entre agosto e dezembro de 2009. Mostrou ainda que, até novembro de 2009, havia uma demanda de aproximadamente 120 mil pessoas na fila a espera de exames e consultas.

"É desumana essa realidade. A população merece e precisa ser respeitada.
Vamos lutar para isso acontecer em Mato Grosso", frisou Homero Pereira

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE