O presidente da CPT -Comissão Permanente de Trânsito-, advogado Estevam Calvo, acompanhado do presidente do Comsep – Conselho Municipal de Segurança Pública, Sebastião de Andrade Filho, participou de uma reunião da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, com empresários e membros da direção da ACES. Estevam Calvo fez palestra apresentando os números do trânsito em Sorriso, com um dado relevante. Desde que as mudanças iniciaram-se no trânsito da cidade, o índice de acidentes tem caído. Mas, ainda preocupa "os números mostram que nosso índice de acidentes caiu. Mesmo assim, ainda é alto e temos de mudar a nossa conduta no trânsito, do contrário, nada do que está sendo feito pela Administração Municipal terá efeito", salientou Calvo. Ainda durante a palestra foram apresentados alguns vídeos, dois deles em especial provocaram reações contrárias, mas ainda assim, ambos chamaram a reflexão sobre o protagonismo de cada um no trânsito.
O primeiro chegou a emocionar e até arrancar lágrimas de alguns empresários e empresárias presentes à palestra. Uma seqüência de acontecimentos desconexos que terminava tragicamente por causa da influência do álcool, da imprudência, da imperícia e da faltade bom senso no trânsito. O outro, vídeo, um desenho da Disney, mostrando o famoso personagem pateta como um homem bom, mas que ao entrar em seu carro, transforma-se em um monstro, fazendo todo tipo de barbaridade nas ruas por onde andava, como sempre, neste caos, Walt Disney passou o recado direitinho, pois, a cada mazela, o personagem Sr. Whiller se dava cada vez pior, até terminar com o carro batido e guinchado.
"Estas duas cenas são ora tristes, ora engraçadas, né. Mas, nós temos aqui em Sorriso uma porção de motoristas, motociclistas, pedestres, inconseqüentes como o que vimos. O Carro, a motocicleta foram inventados para nos trazer alegrias. Mais infelizmente, não temos isso em mente. Continuamos fazendo errado e o resultado é dor e sofrimento. Temos que mudar essa realidade. Eu, em nome da CPT, conclamo a todos vocês para mudarmos juntos esta situação", finalizou o advogado Estevam Húngaro Calvo.
A CPT colocou-se ainda à disposição das empresas que quiserem realizar a palestra em suas sedes para seus funcionários. O objetivo é alcançar o maior número possível de empresas visando a conscientização destes profissionais, patrões e empregados em relação à direção defensiva e respeito às leis e normas de trânsito e acima de tudo RESPEITO à VIDA.