PUBLICIDADE

Yanai faz parte de subcomissão que analisa obras da Belo Monte

PUBLICIDADE

O senador Jorge Yanai foi indicado pelo DEM e empossado como membro titular na subcomissão temporária de acompanhamento das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Hoje, foi aprovado plano inicial de trabalho apresentado pelo relator, senador Delcídio Amaral (PT-MS). A primeira de quatro audiências públicas propostas será realizada na próxima terça-feira (25), a partir das 14h30. O foco será a atual situação do setor elétrico brasileiro, abordando a capacidade de geração instalada, o panorama do sistema de distribuição, a previsão de elevação da demanda e as medidas adotadas para atender à demanda futura.

Esse debate deve contar com a participação do ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann; do presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes; do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; e do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. O objetivo é discutir tecnicamente o impacto da usina sobre a matriz energética brasileira, baseada fortemente (47%) na energia renovável.

A segunda audiência deve acontecer no dia 1º de junho incluindo temas como tecnologia empregada, geração de energia garantida, preço da obra, custo do megawatt e comparação com outras fontes geradoras de energia.

A série de audiências será interrompida para a realização de uma diligência em Altamira (PA) entre os dias 9 e 10 de junho. Além da vistoria ao sítio da obra, os senadores deverão debater os efeitos de Belo Monte sobre as populações e os 11 municípios paraenses atingidos pela barragem.

Serão ouvidos representantes do governo e do consórcio responsável pela construção da usina sobre os compromissos sociais em prol dos municípios e das comunidades afetadas pela barragem. Os participantes deverão representar a Eletrobrás, o consórcio vencedor da obra, a Procuradoria-Geral da República, a Aneel e o MME. O relatório sobre essa etapa de audiências e diligência e o próximo plano de trabalho deverão ser apresentados por Delcídio antes do recesso parlamentar de julho.

O senador Jorge Yanai (DEM-MT) creditou ao sistema hidrelétrico contribuição fundamental no processo de desenvolvimento do Mato Grosso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE