Saúde. Esse foi o interesse do Legislativo em devolver o montante de R$ 357,3 mil PARA OS cofres do Executivo de Nova Mutum. Em reunião ontem à noite, o presidente do Legislativo, vereador Unírio Schirmer (PR), anunciou ao promotor Augusto Cesar Fuzaro, ao prefeito Lírio, ao vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos, ao diretor do Hospital Albert Sabin e aos vereadores presentes a decisão de devolução. Segundo Ratinho, esse valor seria destinado para a construção do novo prédio do Legislativo mutuense. Mas, para melhorar o atendimento na saúde pública o presidente e os demais vereadores decidiram devolver o dinheiro para a prefeitura investi-los no Hospital Albert Sabin.
"Acredito que a construção de um novo prédio para a Câmara Municipal é de extrema necessidade, afinal, onde estamos locados ficou pequeno para a demanda exigida pela população, mas, somos todos sabedores que a saúde pública é primordial para todos, então, em reunião com todos os pares desta casa, resolvemos, em forma de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, juntamente com o promotor e o prefeito, devolver esse dinheiro pré-destinado para o Hospital Albert Sabin, assim estamos mais uma vez, demonstrando nossa preocupação e almejando a melhoria do nosso Hospital" desabafou.
Para concluir as obras e aquisição dos equipamentos principais para o Hospital Albert Sabin, um orçamento de R$ 430 mil foi apresentado pelo vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos, que seria para aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, centro de obstetrícia, ambulatório de emergência e implantação da canalização de gás e ar comprimido nesses dois setores. "Estou muito feliz, porque desde que estamos a frente do Hospital, detectamos esses problemas, mas sempre empenhados em resolver, essa reunião teve um resultado muito bom para a sociedade, só temos a agradecer a Câmara em nome de todos os vereadores por terem se sensibilizado com esse problema e destinado esse montante, agradecer também ao prefeito e ao Promotor, por terem sido peça fundamental nessa decisão, sendo que a prefeitura fará a aquisição e passara em comodato ao Hospital esses equipamentos" finalizou Sadi.
Lírio Lautenschlager afirmou que a princípio serão comprado os equipamentos necessários para o Hospital com esse montante que a Câmara Municipal está devolvendo. "Após três reuniões ficou acertado essa devolução do dinheiro que a Câmara d,e Vereadores tem que seria para a construção do novo prédio, com a definição de não mais construir, os vereadores disponibilizaram esse montante para que o Executivo destine para o Hospital Albert Sabim, mas agora teremos uma reunião na capital do estado juntamente com o Tribunal de Contas para ver os meios legais da câmara fazer a devolução desse dinheiro para o Executivo", enfatizou.
Lírio ainda explicou que com a compra desses equipamentos para o hospital poderão ser realizados diversos tipos de cirurgias de média complexidade que não eram feitas anteriormente. "estaremos economizando com esses equipamentos, não precisando mais levar pacientes para outros centros para realizar esses tipos de cirurgias que, até então, não realizamos aqui no Hospital Albert Sabin, quero agradecer a todos os vereadores que entenderam e que nesse ato, estão devolvendo esse montante, que em ajudar muito o hospital e afirmo também que o Executivo estará entrando com uma contrapartida para realizar a compra desses equipamentos",declarou.
Foi agendada reunião, esta tarde, no Tribunal de Contas, entre vereadores, prefeito, o juiz Gabriel da Silveira Matos e o Augusto Cesar Fuzaro para tratar da forma que será feito o procedimento de repasse dessa verba do Legislativo para o Executivo.