PUBLICIDADE

DEM faz mistério sobre indicação de vice para Wilson

PUBLICIDADE

Dirigentes estaduais do DEM deixaram para até início de junho o anúncio do candidato a vice-governador que formará a chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). A decisão foi anunciada ontem, após encontro com tucanos na sede dos democratas na Capital.

De acordo com o presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro, a decisão de anunciar o candidato a vice até junho se deve ao fato de que a legenda vai analisar cada nome de uma lista que já conta com pelo menos seis filiados interessados em ser candidato a vice de Wilson. A ideia é também priorizar os encontros regionais para buscar novos apoios e agremiações no sentido de formar um bloco de oposição ao governador Silval Barbosa (PMDB).

"Não temos pressa nessa escolha e isso o PSDB entende. Queremos fazer um debate transparente e profundo", afirmou Oscar Ribeiro, ao ressaltar que a reunião de ontem serviu apenas para discutir a agenda das siglas para os próximos fins-de-semana.

Segundo o presidente do DEM, o partido já analisa a possibilidade de indicar para vice de Wilson o empresário Irineu Pirani (vice-prefeito de Barra do Garças), Antônio Contini (ex-prefeito de Sinop), o suplente de senador em exercício Jorge Yanai, o engenheiro agrônomo Frank Rogieri (de Alta Floresta), e os ex-deputados estaduais Zanete Cardinal e Zeca D"Ávila (ambos de Rondonóplis). Yanai ocupa a vaga do senador licenciado Gilberto Goellner e é considerado por alguns um dos favoritos para a escolha.

O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), que tentará a reeleição em outubro, também frisou que o encontro de ontem não serviu para discutir a indicação do vice. "Não viemos aqui no DEM discutir isso, até porque essa pauta não é nossa. Essa discussão será dos democratas e sabemos respeitar isso". O ex-prefeito Wilson Santos e o senador Jaime Campos (DEM) também participaram do encontro, mas saíram sem dar entrevistas.

Prova de que não tem pressa para escolher o candidato a vice, o DEM agendou somente para o dia 27 de junho a data da convenção partidária em que serão escolhidos os filiados que disputarão mandatos na eleição de outubro. O evento ocorrerá na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e será realizado apenas três dias antes de vencer o prazo para convenções.

Além do vice, a chapa do ex-prefeito Wilson Santos também enfrenta dificuldades para escolhe o outro candidato a senador e suplentes. Até o momento, apenas a candidatura de Antero à reeleição é considerada certa na majoritária. O grupo vem sendo formado basicamente pelo DEM, PSDB e o PTB, além de dissidentes do PPS.

Os adversários dos tucanos, Mauro Mendes (PSB) e Silval Barbosa, também não definiram os respectivos membros das chapas na disputa pelo comando do Estado. O empresário do PSB sinaliza em ter um representante do PDT do deputado Otaviano Pivetta como candidato a vice, além do ex-procurador da República Pedro Taques disputando o Senado. O governador Silval sonha em pleitear a reeleição tendo alguém do PT como vice e o ex-governador Blairo Maggi (PR) na corrida por uma das duas vagas que serão abertas para Mato Grosso no Senado em 2011.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE