Nova Mutum poderá tornar-se sede de sua própria zona eleitoral a partir do próximo ano. A confirmação é do Cartório Eleitoral de Diamantino, da 7ª zona eleitoral da qual Mutum faz parte. O procedimento administrativo que propõe a transferência da 5ª zona eleitoral hoje sediada em Poxoréu, para Nova Mutum, estaria em fase adiantada. Com a mudança, Poxoréu deve ficar submetida à Primavera do Leste.
Hoje, Nova Mutum conta com apenas um Centro de Atendimento Eleitoral -CAE-. Com a mudança o município seria beneficiado com uma estrutura própria, além de um juiz eleitoral e equipe administrativa. Santa Rita do Trivelatto hoje também pertencente a 7ª zona, ficaria submetido à Nova Mutum a partir de 2011.
De acordo com dados informados pelo CAE, após o encerramento do período de transferências e confecções de títulos novos, na semana passada, Nova Mutum passou a contar com 18.028 eleitores. Este é o número de votantes que deve procurar, nas eleições deste ano, os 10 colégios eleitorais, que juntos somam 51 sessões de votação