Prefeitos de diferentes cidades de Mato Grosso devem endossar o coro de lideranças políticas que, nos próximos dias 17 a 19 participam, em Brasília, da 23ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios. Em pauta, estará a discussão de temas que direta ou indiretamente impactam sobre as prefeituras. Serão debatidas finanças públicas, turismo, agricultura, educação, saúde, meio ambiente, previdência, saneamento, habitação, mobilidade urbana, além de outras. Na quarta-feira, os prefeitos ouvirão dos pré-candidatos à presidência da República, José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva, algumas propostas para resolver os principais problemas dos municípios – incluindo segurança e saúde.
O evento tem o status de maior encontro municipalista da América Latina. Os chefes dos executivos municipais também devem tratar dos projetos de leis que tramitam no Congresso e que também influenciam na gestão das prefeituras. A Confederação Brasileira dos Municípios confirma que o encerramento oficial será realizado pelo presidente Lula.
Neste ano, a marcha também contará com a presença dos pré-candidatos à presidência da República e uma Comissão Geral no Plenário da Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil. A promação foi divulgada pela confederação.
O credenciamento para prefeitos será aberto no dia 17. Na terça-feira (18), começam as discussões sobre as matérias que tramitam no Congresso. À tarde, será a vez dos informes e debates sobre temas de interesses dos gestores e um fórum de vereadores e outro de vice-prefeitos.
Três oficinas temáticas – Saúde, Educação e Finanças – e a entrega do prêmio aos melhores colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) encerram o primeiro dia de atividades, confirma a CNM. À tarde, no plenário da Câmara dos Deputados, discute-se o financiamento da saúde. As reuniões com as bancadas parlamentares encerram o segundo dia.
Já na quinta-feira (20), pela manhã, prevê-se o lançamento do grupo de trabalho da confederação para a construção de uma proposta de redefinição do Pacto Federativo. O encerramento será às 10h.
Leia ainda
Silval reúne-se com prefeitos de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop para debater segurança