Devem começar dentro de 40 dias as obras de asfaltamento das ruas e avenidas do Distrito Indústrial e Comercial de Sinop (DIC), ao lado do parque de exposições, onde serão instaladas mais empresas. A informação é do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Nevaldir Graff. Esta semana foram abertos envelopes das empresas concorrentes no processo de licitação. A vencedora apresentou proposta de R$ 2.623 milhões. Concorreram quatro empresas.
O secretário não mencionou em quanto tempo a obra deve estar concluída. Porém, as empresas que pretendem se instalar no DIC já estão fazendo a reserva de seus terrenos na Secretaria de Indústria e Comércio. A estimativa é que, em menos de 30 dias, a primeira etapa, com 196 lotes sejam doados. Cerca de 70% estão reservados.
Os empresários que querem áreas devem enviar o projeto de implantação da empresa para a secretaria, que encaminhará para as secretarias de Meio Ambiente e Cidades onde será analisada viabilidade técnica, financeira da atividade comercial pretendida e o impacto ambiental. Após análise é emitido termo de reserva, com prazo de 60 dias para que o empresário leve toda a documentação necessária.
Os lotes tem valores que variam de R$ 34 a 40 mil que poderão ser parcelados em até 18 meses, porém a entrada deverá ser de 15%, cada lote mede mil metros quadrados. As edificações poderão ter altura máxima de 4,5 metros, devendo ocupar no mínimo 20% da área sem contar o estacionamento. Para a construção dos imóveis serão estabelecidos prazos de início e termino. No primeiro mês de funcionamento as empresas receberão benefício da isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e alvará, e no sexto ano receberá a redução de 20% dos impostos.