PUBLICIDADE

Prefeito de Nova Mutum assina pacto de enfrentamento à violência

PUBLICIDADE

O prefeito Lírio Lautenschlager e a secretária Municipal Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, estarão em Cuiabá na próxima quarta-feira, para assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A cerimônia, no Palácio Paiaguás, às 15h, será com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire. A pactuação das gestoras e gestores municipais em conjunto com o governador Silval Barbosa e demais representantes dos poderes constituídos, busca garantir o repasse de recursos do Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher aos municípios mato-grossenses. Uma das primeiras conseqüências da adesão ao pacto, em Nova Mutum, segundo a secretária Karla Lautenschlager, será a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. "Já temos o aval do prefeito Lírio nesse sentido", observa.

Atualmente em Mato Grosso, segundo informação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o grande entrave para um combate mais efetivo da violação dos direitos humanos das mulheres é a falta de ações conjuntas e continuadas. Mas, através deste ajuste cooperativo entre a União, Estado de Mato Grosso e seus municípios, existe a possibilidade de suprir essa lacuna com um atendimento de qualidade às mulheres vítimas, dando suporte adequado a todas as esferas necessárias, com vistas a resgatar a dignidade das mulheres e a defesa de seus direitos.

O pacto – O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher é uma iniciativa do Governo Federal (datada de 17 de agosto de 2007), voltada para o desenvolvimento de um conjunto de ações, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, que visa o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. A ideia é reduzir os índices de violência a partir de uma mudança cultural e social que dissemine a importância de atitudes igualitárias entre homens e mulheres, desenvolvendo políticas públicas sérias e eficazes para o combate à violência de gênero.

O cenário de violência em Mato Grosso é corroborado pelos números apresentados pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres. Em apenas 8, dos 141 municípios, 78.168 mulheres foram vítimas de violência no Estado, entre os anos de 2006 e 2009. Um dado chamou a atenção nesse levantamento estatístico, segundo os conselheiros: as mulheres sofrem a violência dentro de casa, diferentemente dos homens que sofrem dessa mal nas ruas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE