O Senado Federal vive hoje um dia histórico. Pela primeira vez, um brasileiro de origem japonesa tornou-se senador: É Jorge Yanai. Médico há mais de 20 anos em Sinop, onde é pioneiro, empresário, ex-deputado estadual (1990-94). Há 9 anos, Yanai aceitou o convite de seu amigo, o senador Jonas Pinheiro (falecido há 2 anos) para ser 2º suplente. Gilberto Goellner, de Rondonópolis, assumiu com o falecimento de Jonas e, esta semana, pediu licença médica por 4 meses. Nos próximos 120 dias, Jorge Yanai será senador e buscará encaminhar soluções para diversos problemas que o Nortão e Médio Norte enfrentam. O tempo é curto, mas Yanai também buscará chamar a atenção do Senado para muitas soluções para transporte, saúde e segurança que a região precisa.
Após o juramento, na sessão presidida por José Sarney, Yanai está fazendo agora o primeiro discurso como senador. Elogiou os colegas matogrossenses Jaime Campos, a quem classificou de seu líder político, e a senadora Serys, “minha colega de parlamento estadual há muitos anos”. Lembrou a luta de Jonas Pinheiro por Mato Grosso e pela agricultura brasileira, bem como o senador Gilberto Goellner.
“Quando criança, no interior no Paraná, meu sonho era ser médico e ajudar as pessoas. Tornei-me médico e fui bem sucedido por muito anos, mas fui contaminado pela política, que me fez mudar de rumo, me transfornou em deputado e hoje senador. Tenho apreço especial pela saúde que anda com tantas dificuldades em todo o país e por ela vou me empenhar bem como pela educação e a segurança pública. Hoje não conseguimos mais sair de casa com medo de sermos assaltados. Vou defender especialmente minha região, a Norte de Mato Grosso, tantas vezes criticada por ambientalistas e pessoas que não conhecem nossa região. Atiram muitas pedras que costumam cair na nossa cabeça e precisamos mudar muitos posicionamentos equivocados”, discursou.
Yanai anunciou que tem trabalhado por projetos importantes para recuperação de rios da região e ações nas questões ambientais, em parceria com o governo Japonês e a Jaica. “Falta também projeto eficiente para a hidrovia Teles Pires-Tapajós e vou me dedicar por esta luta para resolver sério problema de logística na região Norte”, disse, referindo-se a necessidade de implantar uma rota eficiente que trará redução de custos no transporte de grãos e madeira do Nortão até o porto em Santarém (PA) e, de lá, para o exterior. “Sorriso, campeã na produção de grãos, por exemplo, perde muito valor da soja devido a deficiência no setor de logística”, afirmou.
O presidente José Sarney deixou a Yanai êxito “em sua missão e trabalho por seu Estado, Mato Grosso”. A vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT), destacou que “sente-se honrada assim como a comunidade matogrossense e japonesa por ter Yanai como senador e colega de bancada. Sua presença aqui nos engrandece muito”, afirmou.
O senador paulista Eduardo Suplicy (PT) enalteceu Yanai por chamar a atenção para um assunto fundamental que é construção de hidrovias. O senador Jorge Yanai vai nos trazer conhecimento de questões fundamentais não apenas na área da agricultura mas de outros setores vitais”, disse o senador João Tenório (PSDB/AL)
Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) destacou que Yanai chega ao Senado muito prestigiado “não apenas pelas lideranças de Mato Grosso mas também pelo embaixador do Brasil no Japão”.
O embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanoushi, os deputados estadualis Dilceu Dal Bosco (DEM) e José Domingos Fraga Filho, o vice-prefeito de Sinop, Aumeri Bampi (PT), vereadores da região Norte, o ex-prefeito Nilson Leitão, presidente do PSDB de Sinop, o ex-prefeito Geraldino Dal Maso e Antonio Contini, o ex-procurador jurídico em Sinop Claudio Alves Pereira, os empresários Norival Curado, Wilson Pozzobom, Josias Laier, dentre outras lideranças, prestigiaram a posse de Yanai.
Após Yanai concluir seu discurso, Sarney suspendeu a sessão por 5 minutos para que o novo senador fosse cumprimentado pelos familiares e lideranças.
Leia ainda
Começa sessão do Senado; Yanai será empossado em instantes