O Senado Federal iniciou, há instantes, a sessão plenária onde será empossado o suplente de senador Jorge Yanai (DEM). Ele é o primeiro líder político de Sinop e da região Norte a se tornar senador. Yanai, conforme Só Notícias antecipou, assume por 4 meses a vaga de Gilberto Goellner (DEM) que licenciou-se, oficialmente, na terça-feira, para tratamento de saúde. A sessão está sendo presidida pela matogrossense Serys Slhessarenko (PT), vice-presidente do Senado.
Yanai buscará fortalecer projeto e ações para a região Norte no período que ficará no Senado. Ele disse, ao Só Notícias, que trabalhará para dar maior agilidade ao andamento do projeto para implantar a hidrovia Teles Pires-Tapajós, ligando o Nortão até o porto em Santarém para escoar a safra agrícola e a madeira, reduzindo custos com frete, agilizando o transporte e agregando mais valor á produção da região. O setor de logística é uma das principais deficiência da região.
Yanai também deve reforçar a luta para colocar em funcionamento o hospital municipal de Sinop. Médico há mais de 20 anos no município, ele buscará cobrar do ministério da Saúde que seja liberados logo os recursos prometidos pelo governo – cerca de R$ 10 milhões- para compra de equipamentos e a unidade ser colocada em funcionamento.
Dezenas de lideranças políticas da região, dentre elas o deputado Dilceu Dal Bosco e o vice-prefeito de Sinop, Aumeri Bampi (PT), estão no Senado prestigiando a posse de Jorge Yanai.
Volte a esta notícia em instantes para mais detalhes