A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa, vai pedir a prorrogação do prazo dos trabalhos por mais 180 dias. A decisão foi aprovada pelos integrantes da comissão durante oitiva na semana passada. Na sessão de amanhã, a prorrogação será apreciada pelos demais deputados estaduais. Os parlamentares afirmam que precisam de mais tempo para analisar alguns documentos encaminhados à CPI.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, o presidente da Comissão, deputado estadual Sérgio Ricardo, explicou que entre o fatores que impediram a conclusão dos trabalhos destacam-se a disparidade nas informações entre os dados postados no site da Secretaria de Estado de Saúde e os documentos encaminhados oficialmente à CPI, a falta de informações não consolidadas sobre o custo dos hospitais regionais, as respostas incompletas encaminhadas à CPI relativas as solicitações feitas aos órgãos responsáveis, além da necessidade de visita "in loco" nos Programas de Saúde da Família (PSF) de Cuiabá e Várzea Grande, Coordenadoria de Medicamento de Alto Custo, Central de Regulação e ainda a realização de diligências.
Dentre os avanços obtidos pelo grupo está a solução do impasse da autorização de horas extras pelo Ministério da Saúde para funcionamento do Hospital Júlio Muller, o lançamento do Programa de Assistência a Saúde (PAS), que contempla várias propostas para melhoria do Sistema de Saúde em Mato Grosso, e, em especial, o lançamento do Programa Fila Zero – que visa realizar procedimentos médicos de média e alta complexidade cuja demanda reprimida é de 120 mil pacientes, conforme levantamento da comissão, e o compromisso do governador para aquisição do Hospital das Clínicas para implantação de um hospital especializado em atendimento à criança.
A CPI da Saúde foi instalada no dia 28 de outubro do ano passado para apurar o uso dos recursos que o Estado repassava mensalmente à prefeitura de Cuiabá. Segundo o presidente, não necessariamente será preciso de mais 180 dias para terminar o trabalho. É apenas um prazo maior para que a comissão precisa para finalizar o trabalho com cautela.