quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Frente parlamentar apoia projeto de ferrovia com ramal em Lucas R.Verde

PUBLICIDADE

O projeto do traçado para ser construída a Ferrovia Centro-Oeste, com ramal em Lucas do Rio Verde, ganhou apoio da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog). O posicionamento será manifestado ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), no próximo dia 19 de Maio, na Câmara dos Deputados. De acordo com o presidente da Frenlog, deputado federal Homero Pereira (PR-MT), a proposta do DNIT é apresentar o projeto do traçado da ferrovia aos deputados, senadores e interessados em geral.

“Serão 1.602 quilômetros de trilhos, um projeto que ajudará muito a reduzir custos dos produtores rurais, da população urbana e de todas as atividades econômicas estabelecidas nessa região. Centro-Oeste viverá um antes e um depois da Ferrovia, será um salto no desenvolvimento nesse pedaço do Brasil” observou o parlamentar.

Conforme o projeto, a nova ferrovia partirá de Uruaçu (GO) onde terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena (RO). As demais cidades que receberão estações da ferrovia ainda não estão definidas. É isto que será discutido neste evento e em outros, em municípios de Rondônia, Mato Grosso e Goiás.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto bem maior, a Ferrovia Transcontinental (EF-354), planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste o plano indica um caminho de Vilhena rumo ao Acre até a fronteira com o Peru.

O projeto será elaborado com recursos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – e executado pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Entre Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde a ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros. Até o ano de sua conclusão (2014) a previsão do DNIT é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas e Vilhena (com 598 quilômetros), deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.

Conforme Só Notícias já informou, lideranças políticas de Sorriso estão tentando mudar o traçado da ferrovia para que o ramal seja em Primavera (distrito de Sorriso), cerca de 35 km de Lucas.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT propõe leis para agravar penas de membros de facções criminosas

Projetos de lei do deputado José Medeiros (PL-MT) estabelecem...

Ministro do STF acata pedido e suspende lei que punia invasores de terra em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TCE aprova contas das prefeituras de Juína e Ipiranga do Norte

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso...
PUBLICIDADE