Os vereadores aprovaram, novamente, durante a sessão desta segunda-feira (19), os projetos de lei que autorizam o Executivo a pleitear financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, para compra de dois caminhões equipados com compactador de lixo e 16 ônibus para o transporte escolar do município. Os projetos foram aprovados em 2009 com prazo para compra até o final do mês de dezembro, mas como a compra não foi realizada, os projetos prescreveram e o Executivo os encaminhou novamente à Casa de Leis para nova apreciação. Conforme o líder do governo, vereador Vanzella (DEM), o Executivo não realizou a compra dos ônibus e caminhões devido a entraves por parte do BNDES. “Os projetos prescreveram não por culpa do município, mas pela grande burocracia da instituição”, disse.
A partir de uma decisão da bancada oposicionista, os vereadores aprovaram emendas aditivas aos projetos estabelecendo prazo de até 31 de julho para que a compra seja efetuada pela prefeitura. “É nossa função impor alguns limites. Colocamos o prazo até 31 de dezembro para comprarem, não é culpa nossa se a administração não comprou, pois estavam autorizados. Estamos dando mais 70 dias, deveríamos na verdade diminuir ainda mais o prazo, senão o próximo gestor ficará com um ano e quatro meses para pagar”, argumentou Chagas, salientando que a compra de caminhões de lixo deveria ser feita com dinheiro do IPTU arrecadado no município.
“A Câmara está autorizando aquisição de R$ 695 mil para financiamento em 40 meses, endividando o município e as outras administrações”.