Atendendo ao pedido dos vereadores de Sorriso, o vice-presidente de Operações da Rede Cemat, Helio Tito Simões de Arruda e o Superintendente de Serviços Operacionais, Juseli Nunes da Silva vieram de Cuiabá, hoje, para dar esclarecimentos sobre as frequentes quedas de energia em Sorriso. O assunto é tema de requerimento encabeçado pelo vereador Leocir Faccio (PDT) e abaixo-assinado pelos demais parlamentares da bancada oposicionista.
De acordo com o Superintendente de Serviços Operacionais, no início do ano a empresa fez alguns investimentos na rede de abastecimento da cidade, o que provocou alguns transtornos a população. "Fizemos investimentos na ordem de R$ 8 milhões, dobramos a capacidade de fornecimento de energia em Sorriso, mas para isso tivemos que fazer alguns desligamentos. Estamos expandindo o sistema e deveremos ainda ampliar de quatro para sete os alimentadores urbanos, aumentando a qualidade do fornecimento, mas iremos fazer os avisos necessários de desligamento para não prejudicar ainda mais os moradores", garantiu Juseli.
Segundo o vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), quanto às quedas de energia, a empresa assumiu a culpa pelos transtornos e garantiu que os problemas técnicos já foram solucionados. "Este foi o motivo principal da vinda dos diretores à Sorriso, mas ficamos satisfeitos, pois acabou sendo uma reunião muito produtiva, onde pudemos sanar várias dúvidas e cobrar posicionamentos da empresa", disse o vereador.
Dentre os questionamentos feitos pelos vereadores esteve a demora nas novas ligações, as quedas de energia elétrica no Assentamento Jonas Pinheiro e no Pontal do Verde, que segundo eles já foram solucionadas, a ampliação da rede de abastecimento e os atrasos na entrega das faturas. "Eles nos garantiram que estes entraves já foram resolvidos", explicou Luis Fabio.
Conforme disseram os diretores, Sorriso não sofre mais com o apagão quando houver problemas com as torres de abastecimento de Lucas do Rio Verde, pois a cidade está sendo abastecida pela Usina Canoa Quebrada. Outra informação é que Sorriso está consumindo hoje 50% de sua capacidade de energia. "Ficamos felizes em saber disso, pois temos condições de atender a qualquer empresa que venha se instalar aqui, dando garantia aos empresários".
Pode de árvores
A preocupação com relação à poda das árvores também foi apresentada pelos vereadores durante a reunião. "Passamos a eles sobre a reclamação da população quanto à poda drástica por parte da empresa contratada pela Cemat e eles nos passaram a possibilidade de firmarmos um convênio com a Prefeitura para que ela faça a poda da maneira mais correta", disse o vereador.
Quanto à substituição dos postes de madeira por concreto, os vereadores acertaram uma sistemática com a Cemat, em que a empresa se responsabiliza em fazer a troca somente quando for por problemas de segurança, não por motivos de embelezamento.
Os parlamentares aproveitaram para pedir a participação da Cemat em projetos sociais a serem desenvolvidos em Sorriso, como por exemplo, trabalhos de orientação sobre prevenção de acidentes e dicas do como economizar no consumo de energia.
Outra cobrança foi quanto ao projeto de tarifa social, também chamada de baixa renda, em que as pessoas que se enquadram no consumo de até 220 kw e que estão cadastrados no programa Bolsa Família podem requerer descontos de até 60% na conta de energia.
De acordo com os diretores, o atendimento da Rede Cemat no Ganha Tempo de Sorriso vai além do horário normal de atendimento do local, que encerra às 13 horas. Os consumidores podem procurar atendimento no Box na empresa até as 16 horas, de segunda a sexta-feira.