A apresentação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO-Itinerante) nas cidades de Matupá e Sorriso superou as expectativas dos organizadores do evento. No total foram cerca de 320 pessoas que estiveram presentes nas duas primeiras reuniões do ano. Segundo o secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) Pedro Nadaf, o objetivo das reuniões é tornar as linhas de créditos acessíveis às regiões mais distantes, principalmente para as micro e pequenas empresas. O projeto beneficia os segmentos agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviço.
Nas reuniões, os participantes tiveram informações sobre o que é o FCO, como tornar o banco parceiro do seu projeto, como fazer o financiamento e também tiveram um tempo para tirar as dúvidas. De acordo com o Superintendente de Comércio da secretaria, Wilson Pereira, o resultado das apresentações do fundo foi muito bom. Houve bastante participação do público nas palestras em ambas as cidades, o número de pessoas foi satisfatório juntamente com o envolvimento das autoridades e associações. Ele complementa que o FCO tem despertado interesse dos empreendedores de Mato Grosso.
Wilson explica que para uma empresa ou pessoa jurídica receber recursos ela precisa abrir uma conta corrente no Banco do Brasil ou Sicredi, se cadastrar, não ter restrição na Centralização dos Serviços Bancários (Serasa), montar uma carta consulta e encaminhar ao banco. “Se o valor do financiamento for menor ou igual a R$ 100 mil a empresa recebe o valor em torno de 30 dias. Porém se for acima deste valor, a proposta da empresa será avaliada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem)”.
Estiveram presentes nos eventos o prefeito de Matupá, Fernado Zafonato, o de Sorriso, Chicão Bedin, Superintendente de Comercio da Sicme, Wilson Pereira, Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Elói Medeiros, Ministro da Integração Nacional Frederico Valente, Gerente Regional do Sicredi, Assessor de Crédito Rural da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (Seder) e representante do Sebrae/MT. Além de prefeituras vizinhas, vereadores e empresários.