O trabalho de orientação preventiva sobre pontos corriqueiros de falhas e impropriedades nas contas públicas e esclarecimentos sobre a modalidade de auditoria concomitante, que será realizada já sobre as contas do exercício de 2010, motivou reunião, ontem, entre o conselheiro Waldir Teis e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.
De acordo com o conselheiro Teis, a exemplo de reuniões anteriores, foram apontadas as irregularidades mais frequentes, identificadas quando julgadas contas anuais de exercícios pretéritos. “Entre os municípios de nossa relatoria, fizemos esta última reunião com Cuiabá justamente por ser a capital e por ter um orçamento em recursos públicos incomparável maior que os demais municípios do Estado. Apontamos as irregularidades mais evidenciadas, especialmente nas contas de 2008, discutindo-as e sugerindo reflexão sobre esses pontos específicos”, destacou Waldir Teis.
O presidente do TCE-MT, Valter Albano, reforçou o caráter pedagógico embutido na iniciativa adotada pela 5ª Relatoria da instituição. O presidente lembrou que a medida se dá em paralelo ao controle concomitante, que será consolidado a partir deste ano no Tribunal de Contas de Mato Grosso. “O conselheiro Waldir Teis está levando em conta o Plano Estratégico do Tribunal, desenvolvendo um trabalho de prevenção e orientação, no sentido de evitar, dentro do controle concomitante, erros e eventuais fraudes na administração pública”.