O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, exonerou o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Ademir Ferraz de Almeida, e o chefe de divisão da autarquia, Lucas Badan Faria. A portaria já foi assinada. Ambos haviam sido afastados temporariamente de suas funções, no início do mês, após a prefeitura ser informada que teriam ocorrido irregularidades na autarquia. Uma equipe nomeada pelo prefeito realiza uma sindicância para averiguar a situação. Não foi confirmado se foi feito um balanço parcial nem o que está sendo investigado.
Em entrevista ao Só Notícias, na última semana, Ademir (foto) disse que “seja qual for o resultado da sindicância não vai aceitar” porque não estaria sendo feita de “maneira adequada. Hoje pela manhã, durante participação na tribuna livre da Câmara de Vereadores, Ademir falou ser uma pessoa idônea e não compreender as razões pela qual o prefeito tomou a referida atitude.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a administração só se pronunciará quando tiver em mãos o resultado da sindicância. De acordo com o texto da portaria, o afastamento, que por um período de 30 dias, teria ocorrido “para apurar irregularidades supostamente ocorridas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, de acordo com o que dispõe o Artigo 165 do Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais de Nova Mutum”.